Catarina Anacleto
  • November 25, 2020
  • News

Catarina Anacleto

Catarina Anacleto iniciou os estudos musicais aos 9 anos na Escola de Música e Bailado de Linda-a-Velha(atualmente EMNSC) na classe do professor José Carlos Gonçalves.

Durante os seus estudos na Escola de Música do Conservatório Nacional, Escola Superior de Música de Lisboa e na Metropolitana, estudou de entre outros com os violoncelistas Paulo Gaio Lima, Luísa de Vasconcelos, Miguel Ivo Cruz e Clélia Vital e na área da Educação Musical com a professora Salomé Leal e Ana Domingues.

Teminou o curso de instrumentista da Escola Superior de Música e como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian frequentou entre 1992 e 1997 as Universidades de Utrecht e Zwolle na Holanda onde completou o Diploma “Docenderum Musicus”.

Enquanto estudante participou em várias master classes de violoncelo, música de câmara e de orquestra em Portugal, Espanha, Suiça, Holanda, Canadá e Estados Unidos da América destacando-se a dos professores Márcio Carneiro, Jeroen Reuling, François Guye, Bension Shamier, Jeroen Den Herder, Maria de Macedo, Elias Arizcuren, Tanya Carey e Wolfgang Laufer em violoncelo e do “Fine Arts Quartet”, “Daniel Quartet” e “Orlando Quartet” em música de câmara.

Em 1998 obteve uma bolsa de estudos da Universidade de Milwaukee, nos E.U.A, onde completou o certificado de pós graduação em Música de Câmara sob a direcção do “Fine Arts Quartet” e foi professora assistente da classe de violoncelo do Professor Wolfang Laufer.

É violoncelista freelancer e toca em vários agrupamentos musicais. Apresentou-se em vários festivais e concertos em Espanha, Portugal, Alemanha, França, Holanda e Estados Unidos da América em trio, duo e quarteto.

Tocou em várias orquestras de câmara e sinfónicas como a Orquestra da Fundação Calouste Gulbenkian, a Green Bay Symphony Orchestra, Oak Park Symphony Orchestra de entre outras e participou em vários projectos artísticos e musicais dos quais se destaca os das cantoras Cristina Branco e Amélia Muge. Toca regularmente na Sinfonietta de Lisboa.

Música Portuguesa

Já participou em projetos de cantores e autores portugueses como Amélia Muge, Ana Moura, Joana Rios, Custódio Castelo, Fernando Tordo, Filipe Raposo, Cambraia, The Guitars of Spain (Chicago), Périplus, Mafalda Veiga, de entre outros.

Participou na gravação de projetos sob orientação de José Mário Branco, José Barros e José Martins, tocou nos CDs de Amélia Muge, Joana Rios, Cambraia, The Guitars of Spain (Chicago), The Locals (Chicago), Périplus, Mafalda Veiga, Susana Félix, Isabel Silvestre, para nomear alguns.

Participou no World Music Festival in Chicago, Festival Interceltico, Festival Músicas do Mundo em Sines, Festa do Avante, Festival Cantar Abril, Festival ao Largo e muitos festivais de musica tradicional em França, Alemanha e Holanda.

Enquanto professora convidada pela professora Clélia Vital da Escola Superior de Música de Lisboa ( de 2013 a 2015) lecionou 3 ateliês aos alunos de cordas dos cursos superiores sobre as temáticas”Estratégias de Motivação” e “Criatividade”.

Foi professora na Concordia University (em River Forest , IL, E.U.A) e deu várias master classes de violoncelo no Conservatório Calouste Gulbenkian de Aveiro, Escola Profissional da Beira Interior, Conservatório de Música da Figueira da Foz, Escola de Artes de Sines, Conservatório da Covilhã, Conservatório de Lisboa, Conservatório Metropolitano de Lisboa, Jornadas do Violoncelo na Escola Superior de Música de Lisboa, Festival Musicas do Mundo em Sines, Festival Música Júnior em Montalegre, Jornadas de Mafra, de entre outros.

É professora certificada do Método Suzuki pela Associação Americana Suzuki e leciona este método em Portugal desde 2008. Atualmente leciona no Conservatório de Lisboa e no Conservatório de Sintra.